6 Mitos de limpeza!
O Grupo Extermínio® identificou algumas afirmações e hábitos de limpeza, do senso comum, que precisam ser desmistificados. Saiba a diferença e a importância!
- “Quanto mais produto, melhor!”
Além de desperdiçar produto, a limpeza não será eficaz. Principalmente nas máquinas de roupa ou de loiça, o excesso de produto só vai fazer com que este se acumule e a sua roupa ou loiça fique com vestígios de detergente. O excesso de produto é também um dos maiores motivos pelos quais as máquinas apresentam avarias.
- Misturar produtos de limpeza.
A mistura de produtos pode aniquilar a eficácia da limpeza, pois os reagentes químicos acabam por se destruir quando misturados com outros tensioativos não testados.
Além disso, a mistura de componentes químicos pode formar gases tóxicos, perigosos a pessoas e animais, ou até mesmo provocar explosões!
- Não ler as instruções do rótulo.
Muito tempo, dinheiro e pesquisa foram dedicados ao desenvolvimento dos produtos de limpeza. Neste processo, os fabricantes descobriram a melhor maneira de usar o produto e colocaram essas instruções diretamente na embalagem para as seguirmos.
Respeite as diluições indicadas pelo fabricante em cada situação descrita no rótulo e cumpra sempre com as instruções de segurança.
- “A lixívia é um produto de limpeza.”
Se existem mitos de limpeza doméstica bem enraizados na nossa cultura, este sem dúvida é um dos maiores.
A lixívia é um excelente desinfetante, excelente para eliminar bactérias e manchas, mas não limpa. Lembre-se também de que a lixívia é um dos produtos químicos mais tóxicos para o meio ambiente. Portanto, se possível, opte por um produto que faça 2 em 1: lave e desinfete!
- “Qualquer álcool é um excelente desinfetante.”
CUIDADO! O álcool é efetivamente um excelente desinfetante, mas tenha atenção à percentagem. O álcool a 96% é tão concentrado que evapora antes do tempo devido, ou seja, não tem a duração necessária para matar germes, bactérias e vírus. Já o álcool a 70% é muito eficaz para matar germes e bactérias das mãos, mas quando aplicado em superfícies, pode causar danos, uma vez que é corrosivo! Caso queira limpar superfícies com álcool, prefira produtos com uma percentagem mais baixa, a 30%, para não se arrepender depois.
- Não limpar o material de limpeza.
Muitos de nós esquecemos que os materiais e equipamentos de limpeza também precisam de ser limpos e ter uma manutenção adequada ou transformam-se em terreno fértil para bactérias, pois tornam-se vetores de propagação de germes e outros agentes patogénicos. Não deixe isto acontecer, mantenha os utensílios limpos.
O Grupo Extermínio® possui uma oferta variada de produtos de limpeza profissionais da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de higiene e limpeza adequados a todas as tarefas de limpeza profissional e doméstica.
Conheça as nossas soluções sustentáveis e saiba mais entrando em contacto connosco.
Otimizar a limpeza é ser sustentável!