A formiga branca é comum na Madeira – Como reconhecer os sinais de uma infestação?
A Formiga Branca (térmitas) precisa de 3 coisas para sobreviver: humidade, comida e proteção.
Quando estas condições de humidade, comida e proteção estão reunidas, a atividade das térmitas pode não só estar presente, mas também prosperar. Para evitar que isto aconteça, deve-se tentar eliminar tais condições e identificar a presença de formiga branca enquanto a infestação ainda está no início.
Uma maneira fácil de verificar se há térmitas nas madeiras é tocando com as mãos.
A madeira danificada soará oca e, se a área estiver danificada, o toque pode quebrar a superfície da madeira.
4 Factos sobre as Térmitas:
- As térmitas são insetos sociais, dentro de cada espécie existem ‘tipos’ que desempenham tarefas diferentes para a sua colónia;
- As térmitas vêm em grande variedade de cores e tamanhos. As colónias podem ser muito grandes, dependendo das condições favoráveis. As mais propícias devem existir para que as térmitas sobrevivam numa estrutura com humidade, comida e proteção.
- Cada espécie deixa para trás diferentes evidências, como: farelo (excremento de térmitas), tubos de barro, túneis com grão de madeira que se parecem com favos de mel (dependendo da espécie) ou túneis na madeira fazendo grandes vazios (dependendo da espécie);
- Cada espécie é atraída por diferentes tipos de madeira. As térmitas soltam asas e enxame para encontrar locais ideais para estabelecer novas colónias.
Principais sinais de infestação de térmitas:
- As asas descartadas perto de janelas, rodapés e portas são muitas vezes o único sinal visível de uma infestação;
- A madeira, quando está macia e oca ao toque, ou tem pedaços de madeira escuros e bolhas na superfície é um sinal de infestação em grau avançado;
- A tinta irregular ou borbulhante é muitas vezes um sinal de acumulação de humidade, o que pode significar uma das duas coisas – danos causados pela água ou térmitas;
- Excrementos claros, que se assemelham à serragem.
É importante diferenciar os dejetos das térmitas (formiga branca) dos indícios do caruncho, por isso reforça-se a necessidade de solicitar profissionais devidamente habilitados para realizar esta análise.
Outra forma de detetar a presença de formiga branca consiste em observar o tipo de orifícios que se encontram nas madeiras, salientando-se que as térmitas são oportunistas, aproveitam-se dos buracos provocados pelo caruncho, para se introduzirem nas madeiras. No entanto, os orifícios provocados pelo caruncho mantêm-se abertos, enquanto os feitos por formiga branca (térmitas) geralmente são cobertos por uma película protetora.
Numa inspeção a uma superfície de uma trave ou viga em madeira, poderemos identificar vários tipos de galerias, mas no caso da formiga branca, as galerias estão geometricamente desenhadas e geralmente com pequenos montes de dejetos que caem facilmente.
O Grupo Extermínio possui a experiência e a competência técnica para avaliar e implementar um programa de controlo de térmitas (formiga branca), através da sua marca WOODFOREVER.
Efetuamos diagnóstico gratuito a qualquer situação de infestação e apresentamos a melhor solução em cada caso. Contacte-nos!