O que é um percevejo asiático?
O percevejo-asiático, também é conhecido por “percevejo-fedorento”, porque quando se pisa cheira muito mal.
Um inseto exótico identificado em Portugal. Nas últimas semanas tem sido muito avistado na Madeira.
- Espécie e origem:
- Percevejo asiático: é nativo da Ásia e é um inseto predador que se alimenta de outros insetos.
- Percevejo de cama: é uma espécie de inseto parasita que se alimenta exclusivamente do sangue de seres humanos e outros animais de sangue quente. Ele é encontrado em todo o mundo e não é originário da Ásia.
- Alimentação:
- Percevejo asiático: este inseto se alimenta de outros insetos.
- Percevejo de cama: os percevejos de cama se alimentam exclusivamente de sangue. Eles se escondem em locais próximos às camas e outros locais onde as pessoas dormem. Alimentam-se com maior frequência durante a noite.
- Hábitos e Comportamento:
- Percevejo asiático: os percevejos asiáticos não são parasitas de seres humanos e geralmente não se alimentam de sangue. Eles têm um comportamento mais ativo durante o dia e são mais visíveis ao ar livre.
- Percevejo de cama: os percevejos de cama são noturnos e se alimentam de sangue à noite, geralmente enquanto as pessoas estão dormindo. Eles escondem-se durante o dia.
- Morfologia:
- Percevejo asiático: o percevejo asiático tem uma forma arredondada e costuma ser multicolorido, variando entre tons de vermelho, laranja, amarelo e preto.
- Percevejo de cama: o percevejo de cama é achatado, de cor castanho avermelhada e não é colorido como o percevejo asiático.
Qual o impacto dos percevejos asiáticos na agricultura e na sociedade?
A espécie é considerada uma praga agrícola que inviabiliza as culturas onde se alimenta, causando cicatrizes, depressões, descolorações, deformações e/ou queda na fruta e perdas de produção de mais de 90%, sem que exista ainda uma solução de controlo eficaz.
Entre julho e agosto:
Cada fêmea pode colocar até 400 ovos e o desenvolvimento até ao estado adulto demora entre 40 a 50 dias.
Entre setembro e novembro:
Cada espécie adulta pode voar em média cinco a 10 quilómetros ou percorrer milhares de quilómetros associado a vetores de origem humana (carros, contentores navais, malas de viagem, entre outros) em busca de um local abrigado.
Entre dezembro e março:
Procuram um sítio para hibernar, instalando-se em casas, frechas de janelas e barracões em grande número. Liberta ainda sinais químicos que atraem indivíduos da mesma espécie para formar grupos de até milhares de indivíduos, assumindo um estado de baixa atividade que lhes permite sobreviver com pouco gasto de energia (diapausa).
O controlo e prevenção de pragas é importante por razões de saúde pública e segurança alimentar.
É muito importante desenvolver uma estratégia que previne a proliferação desta praga, para mais informações entra em contato connosco.