Porque não deve esmagar uma barata?
É um instinto inato em nós, não é? Mas após ler este artigo, você vai pensar duas vezes antes de fazer isso.
Ao esmagarmos ou pisarmos numa barata, estamos a ignorar o verdadeiro problema. As baratas são seres sociais, por isso, quando pisar em uma, saiba que está a deixar muitas outras viverem na sua casa! Isto porque normalmente onde existe uma, existem várias, pois elas não circulam nem sozinhas nem em pares.
Esses insetos, também conhecidos como blatídeos, adoram locais escuros e húmidos e, apesar de conseguirem sobreviver durante 1 mês sem alimento, vão sempre instalar-se onde exista comida, água e locais quentes para se reproduzirem.
E mais, as baratas não precisam de contaminar uma superfície para prejudicar o ser humano, elas podem fazê-lo simplesmente existindo!
Os excrementos, a urina, os corpos decrépitos da barata e a sua pele quebram-se em partículas que podem representar um risco sério para as pessoas asmáticas. Estas partículas são conhecidas como poeira ‘barata-flutuante’, a qual entra facilmente nos pulmões, provocando reações alérgicas e sintomas mais graves que as reações aos pelos dos animais ou à poeira convencional.
As dicas mais importantes para acabar com as baratas dentro da sua habitação, são:
- Vedar frechas em portas e janelas;
- Utilizar proteção nos ralos;
- Despejar o lixo diariamente ou mantê-lo fechado em recipientes adequados;
- Não deixar restos de comida nas pias ou em locais acessíveis;
- Diminuir a humidade com uma ventilação natural constante ou aparelhos desumidificadores;
- Usar telas de proteção nas janelas.
Já muito se disse sobre as baratas. E para saber mais sobre como elas aparecem, poderá espreitar o último artigo aqui publicado, no qual explicamos mais detalhadamente o tema:
Se suspeitar de uma infestação de baratas, aconselhamos que consulte uma empresa especialista em controlo de pragas.