Roedores na cidade e os desafios crescentes
Encontrar ratos e murganhos em áreas urbanas é uma situação cada vez mais preocupante, uma vez que a proliferação desta praga representa diversos desafios para a saúde pública e o bem-estar da comunidade.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre esse tema:
- Transmissão de doenças:
Roedores são conhecidos por carregar uma variedade de doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos, pois são animais infestados de pulgas e outros parasitas. Além disso, usam a própria urina e fezes para demarcar territórios, podendo transmitir doenças como a leptospirose, o tifo, a peste bubónica, a febre hemorrágica, a salmonelose, as sarnas e micoses, entre outras.
- Como os roedores transmitem as doenças:
Através do contacto direto com itens contaminados por excrementos de roedores, urina, sangue e saliva de um roedor morto; por mordidelas e arranhões; por inalação de ar contaminado com fezes e urina de roedores; por ingestão, ou seja, a ingestão de alimentos e bebidas contaminados.
- Infestação urbana:
Em áreas urbanas, os roedores podem se multiplicar rapidamente, especialmente em ambientes onde encontram fácil acesso a alimentos, água e abrigo, como em esgotos, lixeiras e áreas de armazenamento de alimentos. - Impacto na saúde pública:
A presença de roedores em áreas urbanas pode representar um sério problema de saúde pública, pois aumenta o risco de surtos de doenças. Isso pode afetar especialmente populações vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.
5. Controlo e prevenção:
Há medidas preventivas e comportamentos que podem ser adotados, a fim de diminuir os riscos de aparecimento de roedores no ambiente, conheça-os:
– Evite deixar à disposição aos roedores alimentos, água e locais onde possam se abrigar;
– Diariamente, essencialmente à noite, deixe os locais onde são preparados alimentos devidamente limpos;
– Deixe os restos de alimentos sempre bem-acondicionados antes de descartá-los;
– Não deixe a comida dos animais de estimação exposta;
– Recolha e descarte apropriadamente as fezes dos cães, que também podem servir de alimento;
– Não acumule objetos que não tenham utilidade;
– Não deixe acumular no exterior das edificações materiais de construção, lixo, galhos, troncos ou pedras e não deite o lixo fora dos contentores apropriados;
– Mantenha ralos e tampas sempre bem encaixados, no caso das cozinhas e casas de banho;
– Isole e sele todas as fendas e furos nos exteriores das edificações, incluindo nos pontos de entrada para canos e esgoto, preenchendo as aberturas em torno das portas e janelas.
- Aspetos socioeconômicos:
A infestação de roedores também pode ter impactos socioeconômicos significativos, afetando negativamente a qualidade de vida das pessoas, a reputação de áreas urbanas e até mesmo a economia local (como em casos de infestações em estabelecimentos comerciais).
Grupo Extermínio® é especialista na área de controlo de pragas urbanas e agrícolas, incidindo especificamente no controlo preventivo e corretivo das pragas que afetam o nosso quotidiano.
Dispomos de uma equipa com experiência e competência, munida com as mais recentes tecnologias de análise prévia, monitorização e aplicação da solução ideal para cada caso.
Efetuamos diagnóstico gratuito a qualquer situação de infestação, entre em contacto connosco!