7 Sinais de que tem roedores em casa.
Na Madeira, há três tipos de espécies de roedores fundamentais, nomeadamente as ratazanas, os ratos de telhado e os murganhos.
O rato é considerado uma praga urbana, contudo insere-se nas pragas urbanas de maior dimensão e hábitos peculiares, com tendências mais agressivas e propensão a morder e arranhar humanos, o que poderá resultar em infeções.
Desinfestar por contra própria qualquer uma destas espécies é bastante difícil e, quase sempre, ineficiente.
Muitos produtos utilizados no circuito de retalho não são de uso profissional, pelo que a linha doméstica dos raticidas será menos eficiente em termos de controlo face aos raticidas de uso profissional, os quais são exclusivos e de acesso restrito. Além disso, apenas algumas empresas de controlo de pragas têm acesso aos mesmos. Portanto, procurar por uma empresa especializada para combater o problema será um dos passos fulcrais para controlar uma infestação por roedores.
Posto isto, deixamos aqui alguns sinais de que há roedores em sua casa:
- Fezes de rato
Se encontrar pequenas bolas que se assemelham com arroz preto, podem ser excrementos de ratos. As fezes são mais abundantes perto de fontes de alimentação e nidificação. Se encontrá-las, tenha cuidado. Fezes de roedores podem deter partículas nocivas, por isso não deve varrer vigorosamente ou efetuar a aspiração. Em vez disso, deve pegá-las cuidadosamente com luvas, toalha de papel e descartá-las em sacos de plástico. Certifique-se de que desinfeta toda a área. - Padrões de tráfego
Os ratos seguem as suas rotas favoritas de deslocação em volta da sua habitação. Por outras palavras, eles geralmente circulam ao longo das mesmas paredes e rodapés noite após noite. Procure um caminho de manchas sujas no chão, onde os ratos deixaram vestígios e marcas das suas patas. Este é um sinal de um trajeto com alto tráfego de roedores. - Hábitos alimentares
A comida de cão ou o saco de sementes de pássaro apareceram subitamente espalhados? Os ratos mastigam pelo seu caminho todos os tipos de caixas e sacos para chegarem ao seu favorito – grãos e cereais. Verifique se há furos em sacos e alguns vestígios de migalhas em torno de recipientes dos alimentos. Se deixou manteiga ou bacon no balcão da cozinha, inspecione-a cuidadosamente, pode encontrar pequenas marcas de dentes. Certifique-se de que qualquer alimento em que os ratos contactem é de imediato deitado no lixo. - Material de nidificação
Os ratos adoram encontrar um lugar aconchegante onde se escondem e deixam as crias. Por exemplo, a área quente atrás do frigorífico ou fogão, mas também gostam de criar o seu ninho atrás dos armários e despensas. Eles recolhem papel, tecidos, pedaços de embalagens de comida e outros materiais para fazer um ninho – onde o cheiro intenso de urina é notório! Se notar furos nos tecidos ou um pequeno aglomerado de material num canto, com ou sem fezes nas proximidades, poderá ter ratos. - Sons de ratos
Ouvir aquele tamborilar sobre a sua cabeça… Quando estes sons ocorrem todas as noites, e não apenas sobre a sua cabeça, mas nas paredes e em todo lado, poderá ter ratos.
Preste atenção onde ouve arranhões e corridas, pois essa área provavelmente está perto da fonte do problema. - Odor de rato
Pode sentir o cheiro da sua presença. Poderá ser um ninho, um rato morto na proximidade ou excrementos de roedores. Mas mesmo se o seu nariz não deteta, o seu animal de estimação pode. Por exemplo, se o seu gato ou cão é de repente focado para um determinado canto ou parte da casa, um ou outro podem ter encontrado o local do problema. - Avistar um rato
Quando avistar um rato na sua casa, considere os hábitos reprodutivos do rato. Os ratos podem procriar até 10 vezes por ano, com uma média de seis a oito ratos por ninhada.
Nota: A sua casa poderá estar vulnerável à entrada de roedores se existirem fendas nas portas, fissuras nas paredes, nos rodapés ou nas janelas.
Ter roedores na sua casa é um assunto sério e poderá transformar-se rapidamente numa situação mais complicada. Os ratos são portadores de algumas das doenças mais perigosas e colocam em causa a saúde pública!
A matéria fecal do rato e urina também pode espalhar numerosas doenças como, por exemplo, a leptospirose, uma doença debilitante que causa problemas no fígado, rins e coração. Nem precisamos de consumir algo contaminado para nos infetar.
O controlo e prevenção de pragas é importante por razões de saúde pública e segurança alimentar. Além disso, mantêm a sua casa e a sua família protegidas!