O Verão chega e mosquitos também: saiba como se proteger
Com a chegada do verão, a população de mosquitos aumenta significativamente, trazendo consigo o risco de diversas doenças. As autoridades de saúde alertam para a necessidade de prevenção, destacando medidas simples que podem ser adotadas para minimizar os impactos desse incômodo e evitar problemas maiores. Os mosquitos são conhecidos por serem vetores de doenças graves como dengue, zika, chikungunya e malária.
Para combater a proliferação desses insetos e proteger a saúde da população é fundamental adotar algumas práticas preventivas. A época de maior incidência de mosquitos já começou, e a colaboração de todos é essencial para garantir um verão mais seguro e livre das doenças transmitidas por esses insetos. Fique atento às dicas e proteja-se!
Dicas de Prevenção:
1) Limpe os pratos e vasos de plantas, preenchendo-os com areia (dentro e fora de casa) e, sempre que possível, elimine os pratos;
2) Substitua as plantas que possam acumular água;
3) Coloque o lixo em sacos fechados e tenha atenção às tampas de garrafas, cascas de ovo, latas, embalagens, copos de plásticos ou qualquer outro objeto que possa acumular o mínimo de água;
4) Mantenha os contentores do lixo fechados e devidamente isolados;
5) Lave, pelo menos uma vez por semana, com escova os recipientes de comida e bebida para animais;
6) Deixe a tampa dos sanitários sempre fechados – WC’s pouco usados devem ter uma descarga pelo menos uma vez por semana;
7) Guarde os pneus secos em local coberto, se não for possível, coloque areia para não acumular água;
8) Retire sempre a água acumulada dos pavimentos;
9) Verifique se há entupimento nos ralos e mantenha-os fechados, se não são utilizados;
10) Verifique as caleiras da água da chuva, remova folhas ou outros materiais que possam impedir o escoamento da água;
11) Guarde as garrafas de vidro ou de plástico com o gargalo para baixo;
12) Trate a água das piscinas com substâncias desinfetantes, higienizadas no mínimo uma vez por semana;
13) Lagos artificiais e tanques de irrigação devem ser sujeitos a tratamento especializado (larvicidas) e aconselhamento profissional;
14) Retire sempre a água das bandejas externas de frigoríficos e arcas de congelação, higienizando com água e sabão, adicionando ainda algum desinfetante.
As autoridades de saúde reforçam a importância da conscientização e da adoção dessas medidas preventivas.
“A prevenção é a melhor arma contra as doenças transmitidas por mosquitos. Pequenas ações, quando realizadas por todos, podem ter um grande impacto na redução da população de mosquitos e na proteção da saúde pública.”
Recomendamos a utilização do seguinte repelente não dérmicos no seu local de trabalho ou na sua habitação:
– REPELIN Gel (repelente), é baseado numa combinação de 5 essências naturais ativas, com propriedades repelentes para insetos voadores (moscas e mosquitos). Não contém inseticidas, a ausência de inseticidas permite criar um ambiente perfumado, agradável, saudável e inofensivo.
REPELIN Gel é um produto comercializado pelo Grupo Extermínio, feito a partir de extratos de plantas com a função principal de repelir os mosquitos.
Entre em contacto connosco para saber mais sobre os nossos produtos e tratamentos preventivos.