5 Sinais de que você tem formiga-branca em casa
As estruturas de madeira são frequentemente afetadas por organismos vivos, com maior intensidade quando chegam as temperaturas mais elevadas na Região Autónoma da Madeira.
As Térmitas parecem formigas, mas são mais aparentadas com as baratas, uma vez que evoluíram há 100 milhões de anos, de um tipo primitivo de barata comedora de madeira, atualmente extinta. Na Região Autónoma da Madeira, a espécie de térmitas mais relevante é a térmita da madeira seca (Cryptotermes brevis), mais conhecida por Formiga Branca.
Esta praga alimenta-se essencialmente de material vegetal, geralmente na forma de madeira, mas também de todos os materiais que possam ser uma fonte de celulose. Identificada como praga urbana, a formiga-branca pode originar sérios danos estruturais a construções privadas e públicas, na componente agrícola e a diferentes domínios do património nacional.
5 sinais de que há formiga-branca na sua casa:
- Barulhos, especialmente à noite – Muitas vezes, em locais infestados, poderá ser audível um som caraterístico da presença destes insetos no interior das madeiras, logo, um dos meios de deteção poderá ser realizado através de equipamento para monitorização de ruído interno nas estruturas;
- Estruturas frágeis – Os primeiros sinais de infestação de Formiga Branca geralmente aparecem nos rodapés, nas molduras e fechaduras de portas quebradas;
- Fissuras – As fissuras podem tanto ser um sinal de danos à integridade estrutural como também resultado de danos causados por térmitas;
- Presença de asas – Pelas asas acumuladas em janelas, por baixo do mobiliário e nas claraboias durante o período de maio a agosto (fase de reprodução);
- Depósitos de excrementos fecais – Pelos montículos de dejetos (granulado) que se acumulam nos soalhos, debaixo dos móveis, junto de rodapés, etc.
Saiba também como elas sobrevivem.
As térmitas necessitam de 3 elementos fundamentais para sobreviver: humidade, alimento e abrigo. Quando estas condições estão reunidas, a atividade das térmitas pode não só estar presente, como também prosperar durante vários anos.
Caso identifique a presença de formiga-branca, opte por uma atmosfera controlada por profissionais habilitados, dessa forma você reduzirá os potenciais danos a objetos pessoais ou de valor histórico, tais como: quadros, mobiliário, livros, entre outros.
A Woodforever® é uma marca registada do Grupo Extermínio, que tem como finalidade a preservação das madeiras, recorrendo a soluções certificadas e comprovadas com o objetivo de inovar e credibilizar a utilização das mesmas como recurso ambientalmente favorável. Oferece ainda uma gama de serviços e produtos inovadores, eficientes e certificados contra agentes biológicos destruidores da madeira, onde inserem-se os carunchos, térmitas ou formiga-branca e fungos.
Efetuamos diagnósticos gratuitos a qualquer situação de infestação e apresentamos a melhor solução para cada caso. A Extermínio dispõe de uma equipa experiente, competente e especializada nesta área, além de estar munida com as mais recentes tecnologias de análise prévia, monitorização e aplicação de biocidas preservadores das madeiras.
Aceda à nossa página de contactos e preencha o formulário que ligamos de volta, respondendo ao seu pedido.