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O que podemos fazer de diferente em 2024 para proteger o ambiente?

A era em que vivemos exige-nos uma consciência ambiental ativa de modo a preservarmos o ambiente e assegurarmos a sua prosperidade para os nossos filhos e para a sua geração. 

Se todos fizermos a nossa parte, a preservação da Natureza é possível. Contudo, é necessário fazê-la conscientemente e não apenas com base no que se ouve.

Se por um lado todos queremos e devemos fazer a nossa parte em relação ao meio ambiente, por outro lado também queremos manter os padrões de higiene nas nossas casas. E por vezes isso é contraditório. Mas podemos trabalhar para reduzir esse impacto.

Atualmente somos bombardeados com termos como “verde”, “biodegradável”, “natural”, “amigo do ambiente”, “orgânico”, etc., muitas vezes associados a produtos de limpeza. E “por magia”, associamos logo a produtos não tóxicos ou não carcinogénicos.

A realidade é diferente. Muitas vezes estas palavras são apenas chavões de marketing que nada refletem o impacto que estes produtos têm no meio ambiente. Não existe legislação suficiente que obrigue as marcas a utilizar corretamente estes termos. Assim sendo, cabe a cada um de nós avaliar o que nos rodeia com espírito crítico que pode ser adquirido com alguma curiosidade e procurando fontes científicas e fidedignas.

Desconfie da publicidade sem comprovação.

Muitas vezes, o grande impacto ambiental não advém da utilização dos produtos, mas sim da sua produção. Ao associar a palavra “natural” ou “bio” ao produto, em nada diminui o seu perigo. Por vezes apenas um ou dois ingredientes são efetivamente naturais.

Ao adquirir produtos com estes rótulos e denominações é necessário avaliar com seriedade o seu significado, pois não é por ser natural que instantaneamente é menos prejudicial. Ora vejamos o caso do petróleo: é natural. Os mecanismos para a sua extração e refinação é que o tornam extremamente poluente e prejudicial. 

Outro aspeto a ter em conta é a “biodegradabilidade”. Ingredientes biodegradáveis são ingredientes que serão decompostos por bactérias e fungos e pelas suas enzimas quando colocados em circulação no ambiente, reduzindo assim o seu impacto. 

De um modo literal, quase todos os produtos acabarão por se degradar, a questão é: a que velocidade?


Até o plástico acabará por se degradar, o problema é que este processo poderá levar até 200 anos! Procure produtos que tenham uma biodegradabilidade mais rápida. Assim, estará efetivamente a contribuir para com o meio ambiente.

E as embalagens?

Não são só os produtos de limpeza que constituem uma ameaça ao ambiente. Existe também a questão do seu embalamento. Por questões de conforto, compramos os nossos produtos em embalagens pequenas e prontas a usar. Pois, como pode-se imaginar, é bastante cómodo chegar, agarrar em uma embalagem e começar a limpar sem ter de se preocupar com diluições. Quando acabamos, passamos a embalagem por água e colocamos no recipiente para reciclagem e achamos que a nossa parte está feita. 

E se pudéssemos efetivamente reduzir a quantidade de plástico em circulação?

Opte por comprar embalagens de maior capacidade e o mais concentrado possível.

Ao fazê-lo, está a reduzir a quantidade de plástico que consome, bem como a diminuir os impactos de produção desse artigo, desde o produto até o embalamento, rótulo, transporte, até chegar às prateleiras e, por fim, à casa do consumidor! 

Poderá não existir opções viáveis no mercado que satisfaçam a todos os parâmetros relativamente ao ambiente, à higienização com os padrões pretendidos e ao preço. Mas qualquer pouco que se faça, já é uma ajuda. 

Deste modo, sugerimos os seguintes conselhos práticos a ter em atenção quando for adquirir os seus produtos de limpeza:

1.       Evite o uso excessivo de desinfetantes, especialmente lixívias – estas desinfetam, mas não limpam e podem ser prejudiciais ao ambiente e à sua saúde;

2.       Prefira produtos que não contenham substâncias nocivas e/ou tóxicas, tal como o amoníaco presente na maioria dos produtos limpa-vidros e outros;

3.       Questione se o que está a comprar realmente é o publicitado ou se está a comprar gato por lebre;

4.       Leia os rótulos! No rótulo encontra as indicações de como utilizar o produto corretamente e respeite as doses recomendadas – mais, nem sempre é melhor;

5.       Opte por produtos concentrados e faça você mesmo a diluição. Acabará por poupar dinheiro e o ambiente.

A nossa marca Biosoluções simboliza a inovação e o empenho do Grupo Extermínio em proteger a natureza.

Com esta marca, apostamos no desenvolvimento e na comercialização de produtos concentrados mais eficazes e rentáveis, de modo a potenciar a limpeza e a desinfeção dos mais variados tipos de espaços comerciais e privados.

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