Dicas para limpar os azulejos na casa de banho!
A casa de banho é uma área propícia ao aparecimento de microrganismos, os quais devem ser eliminados regularmente. Partilhamos os nossos conselhos para evitar as manchas pretas nesse local.
Por onde a água passa, criam-se com frequência diferentes sujidades, aqui destacamos as duas que mais afetam as casas de banho:
– Depósitos de calcário, esses se acumulam nas superfícies e impedem que as torneiras e outras superfícies metálicas brilhem;
– Bolores, são os fungos que se acumulam nas juntas e nas esquinas, dando origem a manchas escuras e um odor característico (mofo) devido à fraca manutenção do espaço.
Deixar acumular esses dois problemas é o pior que se pode fazer!
Se seguir os nossos conselhos de limpeza, vai conseguir deixar as casas de banho higienizadas e livres de germes e sujidade.
Conselhos importantes:
– Reserve um pano (preferencialmente de microfibra), uma escova ou esponja exclusivamente para limpar a sanita, de modo a não contaminar o resto da casa de banho;
– Substitua com frequência os panos e esponjas utilizados para limpeza do WC;
– Para os cantos mais difíceis, use uma escova estreita;
– Limpe regularmente os ralos dos lavatórios, das banheiras e dos chuveiros.
As juntas dos azulejos acumulam sujidade de todos os tipos: gorduras, manchas, bolor e poeira. Dentre estes, o bolor ou mofo é o pior. Se não fizer nada, as juntas vão escurecendo ao ponto de poder trazer prejuízos à sua saúde, com as conhecidas doenças dermatológicas e respiratórias provocadas pelo bolor. Além de deixar a casa de banho com muito mau especto.
Alertas sobre a limpeza de juntas:
– Primeiro utilize uma solução de água e detergente com desinfetante para limpá-las. A seguir, deixe secar naturalmente;
– Utilize uma escova dura para esfregar as juntas, mas evite as de metal, porque estas desgastam a argamassa;
– Não use lixívia na limpeza das juntas com argamassas coloridas, visto resultar na descoloração das mesmas;
– Quando necessário, utilize produtos de limpeza mais agressivos, como lixívia ou outros contendo ácido clorídrico. Para sua proteção, use luvas resistentes e óculos para essa finalidade. Abra as janelas e portas e, se possível, ligue o ventilador, para assegurar uma ventilação adequada;
– Faça um teste com o produto a usar numa pequena área antes de iniciar a limpeza completa. Isso irá garantir que a argamassa não seja danificada ou corroída.
Nunca misture produtos de limpeza! Alguns produtos podem reagir entre si, originando vapores nocivos ou mesmo tóxicos! Para evitar incidentes, leia cuidadosamente as fichas técnicas e rótulos dos produtos antes de fazer experimentos por conta própria.
Preserve a saúde de todos em seu lar e mantenha a casa de banho em bom estado, utilizando os nossos produtos Biosoluções. Saiba mais entrando em contacto connosco.
Boas Limpezas!