É preciso ter cuidado com a lixívia, pela sua saúde e pelo meio ambiente!
Uma breve reflexão sobre os produtos de limpeza utilizados em casa e nas empresas.
A toxicidade de uma substância específica depende de uma variedade de fatores, incluindo o quanto da substância a pessoa está exposta, como ela está exposta e por quanto tempo. Embora os produtos de limpeza sejam seguros e eficazes, eles devem ser manuseados adequadamente para proteger a saúde dos consumidores.
Os utilizadores devem seguir todas as instruções de manuseio que estão no rótulo do produto antes de utilizá-lo.
A lixívia é um dos produtos mais utilizados e confiados na limpeza. É conhecida por sua capacidade de manter a roupa branca, mas também ganha protagonismo na remoção de mofo e bolor das casas de banho, tendo em conta as suas propriedades desinfetantes.
Para essas finalidades específicas, certamente pode ser classificado como eficaz, mas já há algum tempo os efeitos colaterais negativos e os riscos potenciais de usar esse ‘produto de limpeza’ estão a ser discutidos nos centros regulamentadores.
Quando verificar os rótulos dos produtos de limpeza, ficará surpreendido com a quantidade de produtos que contém lixívia. Muitas pessoas usam lixívia sem perceber/saber os efeitos potencialmente prejudiciais que podem ter a alguém exposto.
O perigo mais óbvio da lixívia é impresso claramente no rótulo, trata-se de um material altamente corrosivo capaz de irritar os olhos, a pele e o trato respiratório, muitas vezes simplesmente inalando os gases emitidos pelo seu uso. Esta inalação pode deteriorar os pulmões e o revestimento do esófago. Os efeitos colaterais podem não ocorrer em cada exposição, mas o impacto nunca é favorável, especialmente quando exposto com frequência durante um longo período.
Atenção!
– A lixívia pode também ser perigosa para as crianças e para os seus animais de estimação;
– Ela interage com outros produtos químicos, logo, as suas interações podem produzir reações prejudiciais ao meio e à saúde;
A exemplo, quando em contacto com matéria orgânica, como a urina, a lixívia reage formandocloroaminas. Esta situação ocorre frequentemente na limpeza das casas de banho, quando utilizada em excesso nas sanitas, e é agravada em condições de baixa ventilação.
– Estas reações químicas têm efeitos nocivos ao seu corpo e coloca o meio ambiente em risco.
Terá de ter em atenção sempre qual é o nível de desinfeção a atingir e a necessidade de alternar o uso deste tipo de substâncias para evitar que os agentes infectuosos se adaptem e criem resistências à presença deste tipo de desinfetantes. E o mais importante: desinfetante não é detergente, portanto, deverá sempre limpar primeiro, para a seguir desinfetar!
Certifique-se de entender o perigo dos produtos à base de lixivia antes de decidir usá-los!
A Comissão Europeia regulamenta as regras para o registo de produtos biocidas. Os produtos biocidas são todos os que na sua utilização têm a intenção de proteger a vida humana, dos animais e de materiais dos agentes patogénicos, como vírus, fungos, bactérias, por ação da presença de determinada substância ativa.
O cloro ativo do Hipoclorito de Sódio (substância presente em lixívias e outros produtos derivados das mesmas) entrou na Lista da União Europeia no dia 1 de janeiro de 2019.
A utilização como desinfetante na área alimentar é altamente controlada e em muitos casos desaconselhada, como é o caso do sector vitivinícola, dada a possibilidade de alteração das características dos artigos alimentares embalados e dos materiais de embalamento.
Quais são os principais impactos desta medida?
A médio longo prazo, espera-se que exista uma utilização mais condicionada e racional da lixívia convencional como agente desinfetante, deixando de ser um produto de uso indiscriminado.
Há de notar que, presentemente, qualquer empresa que queira colocar um determinado produto químico no mercado terá de considerar cada vez mais a utilização segura e restrita aos objetivos previstos da utilização do produto, do tipo de utilizador e as implicações legais, disponibilizando toda a informação relevante em termos de segurança (fichas de dados de segurança) e de desempenho proposto (informação tipicamente presente nas fichas técnicas).
Alertamos que existe muitas alternativas no mercado para a substituição de lixívias.
A depender do tipo e objetivo pretendido, podemos utilizar os desinfetantes com perfume (por exemplo nas casas de banho) ou sem perfume (quando utilizado nas áreas da cozinha).
O Grupo Extermínio, através da sua marca registada Biosoluções, dispõe de uma gama de desinfetantes adequados para a limpeza doméstica e industrial totalmente eficaz!
A nossa empresa também disponibiliza formação específica para a melhor utilização de todos os produtos em segurança.
Contacte-nos para conhecer os nossos produtos, acessórios, equipamentos e serviços e como estes poderão contribuir para uma maior rentabilidade nas limpezas, sem riscos para a saúde e com poupanças assinaláveis.
Biosoluções® – amigo do ambiente!