Limpe e desinfete para retardar a propagação da gripe
A limpeza é um processo muito importante nas nossas vidas. Afinal, um ambiente limpo garante saúde e bem-estar!
Saiba a diferença entre limpar e desinfetar e a importância destes dois processos!
Primeiramente, ressaltamos que é possível limpar sem desinfetar, já o contrário não. A limpeza deve ser prioritária antes de qualquer desinfeção.
Há lugares e lugares e nem todos têm a necessidade de matar ou remover germes, nestes casos, a limpeza é o suficiente. Por outro lado, se o foco é atacar os germes numa superfície, em locais como clínicas, hospitais e cozinhas, para além de uma limpeza profunda, será necessário desinfetar todas as áreas após a limpeza.
Pular uma etapa importante como a limpeza é o mesmo que “empurrar” a sujidade com o desinfetante, ou seja, afasta, espalha, mas não retira. A área permanece suja, mesmo que invisível aos olhos. A limpeza consegue remover a sujidade solta, preparando a superfície ou o objeto para uma correta desinfeção.
Desinfetar mata os germes na superfície, impedindo que estes se propaguem.
O que é a limpeza?
A limpeza é o processo de remover fisicamente germes, sujidade, pó e outras impurezas das superfícies. Para limpar uma superfície, use um produto de limpeza e um pano, preferencialmente de microfibra, para remover a sujidade.
O que é desinfeção?
Desinfetar mata germes, mas não limpa a sujidade. Os desinfetantes só podem ser usados depois dos agentes de limpeza, por uma questão simples: a desinfeção apenas ocorre em superfícies limpas.
Como desinfetar? Conheça duas maneiras:
Processo de uma etapa
No processo de desinfeção em apenas uma etapa, a limpeza e a desinfeção são realizadas ao mesmo tempo e recorrendo a um só produto.
Certifique-se que deixa o produto de limpeza/desinfetante atuar durante o tempo de atuação recomendado. O tempo de permanência adequado é fundamental para garantir a eliminação de todos os organismos indesejados em uma superfície.
Processo de duas etapas
No processo desinfetante de duas etapas, a superfície é limpa e desinfetada usando dois produtos diferentes.
1) Um produto de limpeza é aplicado para remover a sujidade da superfície ou do objeto. Escolha um pano colorido para cada superfície diferente na sua casa, para evitar uma possível contaminação cruzada.
2) Um desinfetante é aplicado à superfície ou objeto. Certifique-se de deixá-lo à superfície durante o tempo de permanência recomendado, para maior eficácia nos resultados.
Como funcionam os desinfetantes?
Os desinfetantes contêm produtos e compostos químicos que matam bactérias e fungos. Estes compostos trabalham em conjunto com outros produtos químicos no agente desinfetante (produto) para limpar a área onde resida qualquer bactéria potencialmente perigosa. Alguns desinfetantes são usados sozinhos, enquanto outros são combinados com agentes de limpeza adicionais para criar produtos domésticos úteis, que também desinfetam.
Os desinfetantes trabalham ativando um ingrediente e aplicando-o na área afetada, de modo a que mate ou interrompa as células das bactérias.
Escolher os desinfetantes certos é importante. Eles não podem apenas funcionar, mas também devem ser seguros para o ambiente em que está a ser utilizado.
Basicamente, qualquer desinfetante (ou produto de limpeza e desinfetante) precisa de ficar a atuar depois da sua aplicação, pelo menos 5 a 10 minutos, para matar qualquer bactéria. Verifique o rótulo do seu produto de escolha para obter o tempo de atuação correto.
Tipos de desinfetantes
Desinfetantes matam micróbios e patogénicos. Em termos leigos, desinfetantes matam células. Isso significa que eles não podem ser 100% inofensivos, mas isso não significa que não haja opções desinfetantes seguras.
Os desinfetantes podem ser divididos em dois grupos principais, oxidantes e não oxidantes.
Os desinfetantes oxidantes destroem todas as matérias celulares sem exceções, enquanto os desinfetantes não oxidantes impedem as vias metabólicas necessárias para a célula sobreviver. Os compostos considerados com menor impacto na saúde e no meio ambiente incluem ingredientes ativos encontrados no peróxido de hidrogénio e em alguns compostos de amónio quaternário.
O Grupo Extermínio possui uma oferta variada de produtos de limpeza e desinfetantes profissionais da sua marca registadaBiosoluções® e sistemas de Higiene e Limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza profissional e doméstica.
Tenha como lema otimizar a limpeza e ser sustentável!
Ficou com dúvidas?
Contacte-nos para conhecer os nossos produtos e serviços e como estes poderão contribuir para melhorar o seu bem-estar e da sua família e conseguir poupanças assinaláveis!
Estamos sempre disponíveis para ajudar na implementação de processos e sistemas que tornam a sua limpeza mais inteligente.
É importante implementar nos processos de limpeza e higienização os procedimentos corretos.
Solicite a um de nossos consultores para avaliar e apresentar os melhores procedimentos a ser adotados.
Faça a sua parte!biente e Saúde Publica desde 1990.