Os 12 maus hábitos de limpeza a evitar no Natal
A limpeza é um processo muito importante, um ambiente limpo garante saúde e bem-estar. Saiba a diferença e a importância!
1) Pulverização direta dos produtos nas superfícies
Compreendemos a razão da pulverização direta nas superfícies a limpar, apesar de poder funcionar em algumas superfícies, nem sempre é a maneira mais segura (ou mais eficaz) de limpar.
Quando limpamos qualquer tipo de superfície delicada, devemos pulverizar sempre o produto de limpeza num pano de microfibras, limpar a superfície e depois utilizar um pano seco para tirar o excesso de líquido.
Para muitas superfícies, como qualquer tipo de ecrã (telefone, TV, portátil, PC), porcelana, superfície macia (como assentos dos carros ou vinil) e madeira, é sempre uma boa prática usar esse método.
Assim gastará menos produto e manterá a superfície segura.
2) Não limpar o material de limpeza!
Reflita sobre as coisas que a sua esponja, os panos de limpeza e a piaçaba limparam apenas esta semana. E agora pense na última vez que as limpou… pois é, muitos de nós esquecemos que o nosso material de limpeza também precisa de ser limpo e ter uma manutenção adequada, ou então transformam-se em terreno fértil para bactérias, que podem libertar cheiros desagradáveis e serem vetores de propagação de germes e outros agentes patogénicos.
3) Limpeza demasiado rápida
Sim, todos nós queremos acabar rapidamente com as limpezas, mas a pressa neste caso pode ser inimiga da perfeição: podemos falhar pontos e provavelmente apenas mover a sujidade para as beiras. Leve o seu tempo! Escolha uma tarefa e faça-a muito bem, com foco e atenção aos detalhes. Continue este ciclo até que toda a limpeza esteja feita.
4) Não ler as instruções no rótulo do produto de limpeza
Todos nós já limpamos há anos e achamos que sabemos como os produtos funcionam. No entanto, se ler os rótulos dos produtos de limpeza, ficará surpreendido ao descobrir que os mesmos não estão a ser utilizados conforme as instruções. Muito tempo, dinheiro e pesquisa foram dedicados ao desenvolvimento dos produtos com os quais limpamos. Nesse processo, os fabricantes descobriram a melhor maneira de usar o produto e colocaram essas instruções diretamente na embalagem para usarmos. Alguns produtos precisam de mais tempo de ação em contacto com as superfícies para limpar com eficácia, outros apenas podem ser usados em certas superfícies. Tente respeitar as diluições indicadas pelo fabricante em cada situação descrita no rótulo e cumpra sempre com as instruções de segurança. Portanto, para tirar o máximo proveito dos seus produtos de limpeza (e do seu dinheiro) e não danificar nada, reserve alguns minutos e leia as instruções.
5) Lavar as janelas ao sol
Não limpe as suas janelas quando expostas diretamente ao sol, visto que as janelas aquecem e provavelmente vai acabar com janelas escorregadias enquanto a água e o sabão secam antes de conseguir a sua remoção adequada.
6) Limpeza em movimento de polimento
Não limpe em movimentos circulares! Embora este tipo de movimento seja ótimo para o polimento de uma superfície, durante a limpeza o resultado é que está a mover a sujidade de uma área para outra. Limpe em padrão “S” – da esquerda para a direita, de cima para baixo.
7) Não esvaziar o saco do aspirador
Já lhe aconteceu de estar a aspirar e notar um cheiro estranho? Se aspirador está a libertar odores é porque o saco ou o recipiente do aspirador está cheio. Isso restringe o fluxo de ar e não permite que faça o trabalho corretamente. Quando o fluxo de ar é restrito, a sujidade e os detritos não têm para onde ir e afeta severamente o desempenho do aspirador. Portanto, antes de começar a aspirar, verifique e certifique-se de que está praticamente vazio e crie o hábito de esvaziá-lo após cada 2 ou 3 limpezas. Além disso, certifique-se de limpar o aspirador regularmente.
8) Mais não é melhor! O exagero no uso de produtos de limpeza
Assim como ler as instruções, temos de lembrar que os produtos de limpeza foram criados para fazer um trabalho e fazê-lo bem. Mais produto não torna nada mais limpo. Na verdade, torna-se mais sujo, porque deixa resíduos de sabão nas superfícies, deixando-as pegajosas e atrativas para mais sujidade, além de dificultar o enxague.
9) Usar produtos de limpeza em equipamentos eletrónicos
Produtos de limpeza e equipamento eletrónico não se misturam! Conforme o mau hábito nº 1 acima referido, não borrife nada nos equipamentos eletrónicos. Geralmente só se deve utilizar com um pouco de água num pano de microfibras e aplicar no equipamento.
10) Utilizar Lixívia como um produto de limpeza
A lixívia não é um produto de limpeza, mas sim um agente de branqueamento e desinfeção, desaconselhado para a maioria das tarefas domésticas. Antes de usá-la, avalie se é realmente necessária, pois não contém detergente, é altamente tóxica e pode ser prejudicial, especialmente em ambientes com pessoas sensíveis. Atualmente, existem alternativas mais seguras e eficazes, como detergentes que também desinfetam, muitas vezes dispensando o uso de desinfetantes adicionais. Opte por um produto de limpeza adequado!
11) Limpeza versus desinfeção
Limpeza e desinfeção são coisas totalmente diferentes. No ato de limpeza está literalmente a limpar, ou seja, a retirar a sujidade da superfície e a deixá-la brilhante. A desinfeção é um processo complementar à limpeza que consiste em matar as bactérias e outros agentes que permanecem na superfície. Muitas pessoas acham que o desinfetante limpa e desinfeta, o que não é verdade.
12) Se cheira bem… está limpo.
Perfumes em produtos de limpeza estão mais ligados ao marketing e ao condicionamento cultural do que à eficácia real. Maus odores geralmente resultam da atividade microbiana, e os perfumes apenas os mascaram, sem eliminar sua causa. Para acabar com os odores, é essencial remover a sua origem.
O Grupo Extermínio possui uma oferta variada de produtos de limpeza concentrados profissionais da sua marca registada Biosoluções® e sistemas de Higiene e Limpeza, adequados a todas as tarefas de higiene e limpeza profissional e doméstica.
Tenha como lema otimizar a limpeza e ser sustentável!
Ficou com dúvidas? Contacte-nos para conhecer os nossos produtos e serviços e como estes poderão contribuir para melhorar o seu bem-estar e da sua família, conseguindo poupanças assinaláveis!
Estamos sempre disponíveis para ajudar na implementação de processos e sistemas que tornem a sua limpeza mais inteligente.