Percevejos, a nova praga do século XXI!
No início do século XX, estes parasitas eram uma constante no mundo ocidental, mas o uso de inseticidas após a II Guerra Mundial parecia ter posto um fim a esta praga.
Nos últimos 20 anos, tudo mudou e houve um ressurgimento dos percevejos, como novos fatores preponderantes para o seu desenvolvimento, tal como a resistência aos inseticidas, mas também o fenómeno da globalização com a livre circulação de bens e pessoas.
Na Ilha da Madeira esta praga faz-se sentir há muito tempo e a sua presença, está a aumentar exponencialmente nos últimos anos. É importante saber reconhecer os sinais de uma infestação:
Aparência
Os percevejos são insetos achatados, avermelhados e ovais, com 4,5 a 6,5 mm de comprimento.
Comportamento, dieta e hábitos
Os percevejos alimentam-se de sangue, seja de humanos ou de animais domésticos. Sob condições favoráveis, os percevejos conseguirão sobreviver até um ano sem refeição. Eles são mais ativos à noite quando o hospedeiro está dormindo.
São encontrados em aberturas e fendas, incluindo costuras de colchões, lençóis, móveis, atrás de rodapés, tomadas elétricas e molduras. Frequentemente, infestam hotéis onde podem viajar de sala em sala, de quarto em quarto e em bagagens de visitantes ou outros pertences pessoais, como bolsas e pastas.
Sinais de uma infestação de percevejos:
1) Manchas escuras (avermelhadas ou castanhas) nos lençóis, fronhas, colchões, sommier ou áreas próximas da cama. Isto advém das fezes dos percevejos;
2) Cheiro particular de humidade;
3) Aparecimento de pequenas erupções cutâneas avermelhadas, as quais causam irritação e comichão na pele. Isto advém das picadas dos insetos;
De onde vem uma infestação de percevejos?
Pode apanhar percevejos em qualquer lugar – escritórios, lojas, hotéis, aeroportos, transportes rodoviários e ferroviários, entre outros. Uma vez no interior de uma edificação, eles podem ser muito difíceis de controlar sem a ajuda de uma entidade profissional e com experiência comprovada.
Portanto, se tiver atento aos sinais, poderá reduzir a possibilidade de uma infestação destes insetos, identificando-os a tempo de evitar uma grande propagação, associada a custos elevados de imobilização de quartos e tratamentos.
Hoje, uma grande percentagem dos “percevejos de cama”, do inglês Bed bugs, tem mutações genéticas, que os tornam resistentes aos inseticidas usados normalmente nas batalhas contras as pragas, logo, isto implica que o controlo de percevejos seja muito específico, rigoroso e de âmbito profissional.
Na Exterminio, Higiene e Controle Lda, nunca paramos de estudar a biologia das pragas urbanas, pelo que introduzimos métodos ambientalmente sustentáveis para o seu controlo, recorrendo à mais recente tecnologia e formação incomparável, para que possamos proteger a sua casa com um plano eficaz, adequado às suas necessidades específicas e garantindo a eficácia dos serviços, bem como a sua execução no mais curto espaço de tempo – Percevejos de cama (“Bed Bugs”) são um problema de saúde pública!
Atualmente, disponibilizamos aos nossos clientes tratamentos contra percevejos com a ausência total do uso de biocidas, mas também com a redução do uso de produtos químicos através de métodos distintos, o que permite a eliminação eficaz dos percevejos em todas as fases do seu ciclo de vida. Importa salientar, que o nível de infestação do inseto poderá condicionar os métodos a realizar, mas também o tempo de interdição do espaço, que poderá variar entre de 24 horas a 30 dias.