Pragas urbanas e o aumento das alergias, qual a relação?
Relembramos os cuidados que deverão existir para evitar reações alérgicas face às pragas urbanas.
Uma casa infestada por pragas urbanas é um motivo de preocupação, para além de um grande incómodo. É do conhecimento geral que espécies como moscas, baratas e ratos transmitem diversos tipos de doenças.
As doenças transmitidas podem originar elevados danos à saúde pública, bem como originar reações alérgicas graves ou até ataques de asma.
Conheça as pragas que potenciam as alergias:
Baratas
A barata é uma das pragas mais encontradas na nossa região, e onde há altos índices de infestação, há também grande passagem de alérgenos para as habitações, instalações comerciais, para os restaurantes e hotéis, a indústria alimentar, etc.
Esta praga é conhecida por transportar uma série de doenças, cujos danos podem afetar o intestino e o estômago, a exemplo da disenteria e a gastroenterite. Tendo isso em consideração, veja algumas das reações alérgicas provocadas pelas baratas:
– Erupções cutâneas;
– Tosse;
– Congestionamento nasal;
– Infeções;
– Irritação.
As partículas provenientes das baratas podem induzir ataques de asma, comprovando-se que até 60% das pessoas com asma são alérgicas a baratas, por isso o alerta a algumas precauções.
Ácaros
O que diferencia os ácaros do resto das pragas aqui expressas é que, as outras, você pode realmente visualizar, já os ácaros são invisíveis a olho nu, de tão pequenos que são.
Eles podem potenciar reações alérgicas irritantes, como: olhos lacrimejantes, nariz escorrendo e tosse sem fim.
Os ácaros proliferam-se em ambientes com temperatura ambiente de 20 a 25 graus Celsius, alimentando-se de pele morta, o que pode ser encontrado em toda a sua habitação, logo, não há lugar onde os ácaros não tentem se instalar.
Moscas
As moscas domésticas são reconhecidas como portadoras de doenças facilmente transmissíveis, estando associadas a pelo menos 65 doenças, veiculadas através de bactérias e vírus que transportam e podem causar intoxicação alimentar, diarreia, infeções oculares, disenteria, cólera e tuberculose.
Roedores
Os roedores têm a capacidade de desencadear reações alérgicas em humanos, alergias que têm origem muitas vezes da sua urina, saliva e pele, existindo uma ampla gama de sintomas associados tais como, nariz congestionado, irritação da pele, eczema e náuseas.
Um conjunto de reações alérgicas continuam a ocorrer presentemente com base na presença de diversas pragas, por isso é imperativo que você tome todas as medidas possíveis para se certificar de que elas não têm uma razão para entrar na sua casa.
A prevenção é a melhor defesa para conseguir diminuir o potencial de disseminação das alergias!
O fator chave para livrar-se de pragas urbanas incide em manter a sua casa tão limpa quanto possível, uma vez que baratas, moscas, roedores recolhem resíduos proveniente de humanos ou das suas atividades. Logo, o primeiro passo é limpar.
Inicialmente, deve ter a certeza de que áreas como bancadas, fogões, pavimentos de cozinha, pavimentos de casa de banho, pias e chuveiros sejam limpos, porque os locais onde os alimentos são preparados, bem como sistemas de saneamento, rede elétrica, potenciam zonas de acesso às pragas urbanas, cuja principal finalidade é proliferar em condições ideais. A verificação de todas as áreas de acesso ao interior das instalações devera ser realizada frequentemente, incluindo as correções necessárias.
É importante manter os baldes de lixo fechados e certifique-se de esvaziá-los com frequência.
Controlar o potencial das pragas que causam alergias é um processo específico, deste modo, se suspeitar de uma infestação de ratos e baratas, por exemplo, é aconselhável entrar em contacto com uma empresa de controlo de pragas qualificada, para que a mesma possa inspecionar o local e identificar as áreas afetadas, bem como os melhores tratamentos a ter em conta. A empresa aplica um plano de ação profissional e mantém o seu lar ou negócio mais seguro.
Em prol da saúde pública – escolha uma empresa certificada!