SOS Formiga Branca! A praga que “devora” a nossa casa.
Como podemos identificar uma infestação de formiga branca?
A identificação da formiga branca é relativamente difícil, ainda que seja possível detetar a sua presença através das asas que se acumulam nas janelas e claraboias durante os meses de maio a agosto (períodos de reprodução) e pelos montículos de dejetos (granulado) que se acumulam nos soalhos, debaixo dos móveis, junto de rodapés etc.
Que madeiras são menos afectadas pela formiga branca?
A formiga branca devora todos os tipos de madeira, embora as menos afetadas pelas térmitas sejam as madeiras exóticas mais duras, assim chamadas porque vêm de florestas na América do Sul, África e Oceânia (ipê, teca, jatobá, wengué ou mesmo itaúba.) e no caso das mais afetadas temos as madeiras resinosas (pinho, criptoméria).
Recomenda-se a utilização de madeira pré-tratada em autoclave, com técnicas adequadas, mas também no local de aplicação deverão ser introduzidos os biocidas preservadores da madeira. Em qualquer obra ou aquisição de equipamento em madeira, deve certificar-se do tipo de biocida preservador da madeira a aplicar (preventivo ou curativo), do seu estado de conservação, dos tratamentos prévios e das garantias que lhe são oferecidas.
Como podemos evitar esta infestação?
Há diversas medidas a implementar que podem diminuir o risco de infestação por formiga branca, conheça quatro que se destacam:
– Ao realizar obras/reformas em casa, evite usar madeiras nas infraestruturas do telhado ou use apenas madeiras pré-tratadas;
– Em casas de betão, tenha muita atenção ao estado das peças de mobiliário, arte, livros e outros artefactos que lá introduz. Além disso, recomendamos colocar redes finas nas janelas em inícios de maio até finais de agosto;
– Em casas com estruturas em madeira, solicite rastreios técnicos e contrate aplicações sazonais de um biocida preservador da madeira. Além disso, tente tapar fendas ou buracos existentes e utilize armadilhas de luz, especialmente no sótão;
– Mantenha-se informado do estado de infestação nas habitações circundantes, pois a origem do problema pode morar ao lado.
O que devemos fazer se tivermos móveis com formiga branca?
Entre em contacto com uma empresa especializada.
A Extermínio, por exemplo, utiliza-se especialmente de uma técnica de controlo por atmosfera controlada, isso revela-se atualmente a medida mais adequada e com menor potencial de dano face ao tratamento em objetos de valor histórico, tais como quadros, mobiliário, livros, entre outros. Em alguns casos pode também ser necessário recorrer à aplicação localizada de biocidas preservadores da madeira por injeção, impregnando as peças com formulações distintas.
A nossa marca Woodforever® tem como finalidade o tratamento, revestimento e conservação das madeiras, recorrendo a soluções certificadas e comprovadascom o objetivo de inovar e credibilizar a utilização das madeiras como recurso ambientalmente favorável. Oferecemos uma gama de serviços e produtos inovadores, eficientes e certificados contra agentes biológicos destruidores da madeira, onde inserem-se os carunchos, térmitas ou formiga branca e fungos.
Somos especialistas na área de manutenção & reabilitação de superfícies em madeira, incluindo o controlo dos insetos xilófagos.
Temos um serviço Premium ao dispor dos clientes, executando todas as tarefas com métodos, bem como, técnicas inovadoras e com elevadas taxas de eficácia. Dispomos também de uma equipa com experiência e competência, munida com as mais recentes tecnologias de análise prévia, monitorização e aplicação de biocidas preservadores das madeiras.
Solicite uma verificação em contactos, preenchendo o formulário em nosso website.