Um Natal sem formigas!
Para muitos, o Natal é a época favorita do ano, marcada pelo brilho das luzes, pelos aromas das confeções caseiras que evocam o espírito natalino e pelas decorações que, antes de enfeitar os ambientes, precisam ser cuidadosamente inspecionadas para evitar que pragas indesejadas, possivelmente escondidas entre os ornamentos, comprometam a atmosfera festiva.
Se deseja proteger a sua casa, siga os nossos conselhos e adote-os como parte do seu planeamento para desfrutar desta temporada repleta de alegria e harmonia — mas livre de pragas. Assim, poderá decorar a sua casa e preparar as delícias típicas da época com tranquilidade.
As formigas que aparecem na cozinha estão em busca de alimentos expostos ou restos. Elas carregam de volta ao ninho, marcando o caminho para que outras as sigam. Esses alimentos são usados para alimentar a rainha, cuja função principal é a reprodução e nunca deixar o ninho. Portanto, para eliminar as formigas, é essencial remover as fontes de alimento que elas procuram.
Então qual é a melhor maneira de evitar as formigas?
Evita-se as formigas aprendendo a prevenir-se delas, juntamente com um plano integrado de controlo de pragas, mas de forma especializada e contínua. Certamente, isso será a chave fundamental do sucesso pretendido. A existência de uma entidade especializada permitirá trabalhar com o seu cenário e perfil específico, no sentido de decidir a melhor abordagem para evitar formigas e mantê-las fora da sua casa no futuro. Isso pode incluir métodos químicos, biológicos e físicos, nomeadamente, tratamentos interiores e exteriores, selando e tratando pontos de entrada ao redor da sua propriedade.
O seu compromisso é também fulcral em todo o processo, ficando como sua responsabilidade manter rotinas de higienização adequadas. A maioria das espécies de formigas simplesmente entram nas moradias à procura de comida, por outras palavras, se elas não encontrarem o que procuram, vão procurar noutro local (o que é uma boa notícia para si, mas pode ser uma má notícia para os seus vizinhos).
Infelizmente, conseguir uma casa com total ausência de pragas poderá ser difícil. O que parece uma cozinha limpa à primeira vista, muitas vezes poderá não ser uma realidade, dado que podem aparecer alguns resíduos de açúcar na bancada, ou um par de migalhas caídas atrás do fogão. Para evitar as situações anteriormente descritas, não basta limpar as superfícies visíveis regularmente, devendo-se prestar muita atenção aos rodapés, atrás de móveis e eletrodomésticos, bem como a outras áreas que podem normalmente ser esquecidas no processo de higienização.
Além disso, as formigas vão usar o seu lixo para alimentação própria, de modo que, a gestão de resíduos é vital para o controlo eficaz de formigas. Remova o lixo com frequência, acondicione em dispositivos apropriados com tampa e higienize-os regularmente.
Mantenha as formigas fora da cozinha
– Armazene doces como o açúcar, xarope e mel em recipientes que se fecham com pressão e limpe-os para remover qualquer resíduo remanescente;
– Limpe os balcões e chão, imediatamente após derramar algo;
– Qualquer recipiente de sumo ou refrigerante vazio deve ser enxaguado antes de ser reciclado ou jogado fora;
– Certifique-se de regularmente levar o lixo para fora;
– Verifique a bandeja de frutas – qualquer fruta mais madura vai atrair formigas;
– Mantenha a pia seca;
– Não se esqueça de restos de comida nos comedouros dos seus animais e lave-os regularmente;
– Livre-se das caixas de supermercado e verifique as mercadorias que compra.
Cuidados a ter na cozinha:
– Descarte regularmente o lixo e em recipientes selados;
– Coloque as suas confeções natalícias em recipientes de plástico ou de vidro hermeticamente fechados para evitar infestações de formigas;
– Verifique as datas de validade dos ingredientes antes de usar;
– Inspecione frequentemente o interior dos armários e despensas para garantir que estão limpas e livres de resíduos alimentares, aspirando conforme o necessário para evitar possíveis infestações;
– Limpe bem as embalagens e frascos após o uso, garantindo que tanto o interior quanto o exterior estejam livres de resíduos. Restos de mel, xarope, óleo e doces são uma grande atração para pragas, especialmente formigas.
Conheça outros esconderijos comuns:
As formigas podem facilmente encontrar uma maneira de entrar no interior da sua propriedade, até mesmo pelas fendas mais minúsculas.
Para manter as formigas no exterior, os proprietários devem tornar o exterior da casa ‘pest-proof’.
Recomendamos a vedação de qualquer fissura com silicone, reparação de furos nas janelas e portas, mantendo os ramos de árvores aparadas em redor da casa.
As formigas são consideradas uma das pragas mais difíceis de controlar, porque as suas colónias são geralmente de milhares de membros e a sua reprodução mantém-se ativa todo ano.
Grupo Extermínio – Higiene Controle, Lda. especialista em controlo de pragas, sabe bem como encontrar a origem e identificar as respetivas causas da infestação de pragas, bem como resolver e prevenir a recorrência.
Oferecemos um levantamento inicial para apresentação de proposta comercial, gratuitamente! Aguardamos o seu contato!
Extermínio – o seu parceiro de gestão integrada de controle de pragas – em prol da Saúde Pública desde 1990!