Feliz ano novo sem formigas!
As formigas são consideradas uma das pragas mais difíceis de controlar, porque as colónias são geralmente de milhares de membros e a sua reprodução mantém-se ativa todo o ano.
As formigas que vemos nas cozinhas procuram vestígios de alimentos que possamos ter deixado pelos cantos e pelas bancadas. Elas apanham esses “farelos” e levam de volta para o ninho, deixando marcadores para que outras formigas as sigam.
Essas formigas alimentam a rainha, que detém a responsabilidade da reprodução e nunca sai do ninho. Logo, uma das formas eficazes de se livrar das formigas é ter a atenção de remover qualquer alimento atrativo para essas pragas.
Como evitar uma infestação de formigas?
A melhor maneira de evitar as formigas em casa é aprender a prevenir-se delas, o que pode ser auxiliado com a existência de um plano integrado de controlo de pragas, mas de forma especializada e contínua. Isto, certamente, será a chave fundamental do sucesso pretendido.
A existência de uma entidade especializada permitirá trabalhar com cenários e perfis específicos, no sentido de decidir a melhor abordagem para evitar formigas e mantê-las fora da sua casa no futuro. Isso pode incluir métodos químicos, biológicos e físicos, nomeadamente tratamentos interiores e exteriores, selando e tratando pontos de entrada ao redor de qualquer propriedade.
O compromisso de todos que habitam uma moradia ou frequentam um estabelecimento infestado é fulcral em todo o processo, pois é de grande responsabilidade manter as rotinas de higienização adequadas. A maioria das espécies de formigas simplesmente entram nas casas à procura de comida, por outras palavras, se elas não encontrarem o que procuram, vão procurar noutro local.
Contudo, sabe-se que é difícil conseguir uma casa com total ausência de pragas, porque aquilo que parece à primeira vista uma cozinha limpa, pode não ser uma realidade, dado que alguns resíduos de açúcar na bancada ou um par de migalhas caídas atrás do fogão fazem toda a diferença como porta de entrada para as formigas.
Para evitar esse tipo de situação, não basta limpar as superfícies visíveis regularmente, deve-se prestar muita atenção aos rodapés, atrás de móveis e eletrodomésticos, bem como a outras áreas que podem normalmente ser esquecidas no processo de higienização. Além disso, as formigas vão usar o seu lixo para alimentação própria, de modo que a gestão de resíduos é vital para o controlo eficaz de formigas. Remova o lixo com frequência, acondicione em dispositivos apropriados com tampa e higienize-os regularmente.
Aqui estão mais sugestões que podem ajudar a manter as formigas longe da cozinha:
- Armazene doces como o açúcar, xarope e mel em recipientes que se fecham com pressão e limpe-os para remover qualquer resíduo remanescente;
- Limpe os balcões e chão imediatamente após derramar algo;
- Qualquer recipiente de sumo ou refrigerante vazio deve ser enxaguado antes de ser reciclado ou jogado fora; certifique-se também de levar o lixo para fora regularmente;
- Verifique a bandeja de frutas – qualquer fruta mais madura vai atrair formigas;
- Mantenha a pia seca;
- Não se esqueça de restos de comida e de lavar os comedouros dos seus animais de estimação regularmente;
- Livre-se das caixas de supermercado e verifique as mercadorias que compra.
Cuidados a ter na cozinha:
- Descarte regularmente o lixo em recipientes selados;
- Coloque as suas confeções natalícias em recipientes de plástico ou de vidro hermeticamente fechados para evitar infestações de formigas;
- Verifique as datas de validade dos ingredientes antes de usar;
- Inspecione frequentemente o interior dos armários e despensas para garantir que estão limpos e livres de resíduos alimentares, aspire conforme o necessário para evitar possíveis infestações;
O Grupo Extermínio®, especialista em controlo de pragas, sabe bem como encontrar a origem, respetivas causas da infestação das pragas, como resolver e prevenir a recorrência.
Oferecemos um levantamento inicial para apresentação de proposta comercial, gratuitamente – aguardamos o seu contato!
.