O que fazem as pragas durante o inverno?
São muitos os que pensam que as pragas como baratas, formigas, mosquitos, percevejos ou térmitas, pura e simplesmente morrem no inverno.
Nada mais falso! Reinventam estratégias de sobrevivência, escondem-se em lugares pouco acessíveis e acumulam o suficiente para passar os dias mais frios.
No nosso caso (Ilha da Madeira) as temperaturas são amenas e a quantidade de comida disponível é suficiente para não terem de alterar muito os seus hábitos normais. Chegam mesmo a antecipar a sua época de reprodução, bastando para isso que as temperaturas do mês de março sejam mais elevadas.
FORMIGAS
Não é comum vê-las a formar carreiras nos jardins ou nas cozinhas durante o princípio do inverno.
No entanto, elas mantêm-se por perto, acumulam vastas quantidades de comida, escondem-se e engordam de forma a se protegerem, perfurando o solo e criando uma camada protetora, até chegarem os primeiros dias de temperaturas mais elevadas.
No início da primavera, elas sobem até à superfície e, com toda a energia, dirigem-se aos mais diversos lugares que lhes possam garantir alimento (gorduras, restos de comida, etc.) são os seus principais alvos.
PERCEVEJOS
Estes são de todos os que melhor sobrevivem a qualquer inverno, suportam temperaturas muito baixas e no nosso caso nem cessam atividade.
O pior é ainda o facto de normalmente se instalarem nas camas ou quartos, onde as temperaturas são amenas e proporcionam o habitat ideal para a sua normal reprodução, bastando para isso que encontrem a sua principal fonte de alimentação – o humano!
BARATAS
Estão por cá há milhões de anos e a sua capacidade de sobrevivência é bem conhecida, assim como de se adaptarem a qualquer nova situação com a maior das facilidades.
Mas será que sobrevivem a temperaturas baixas?
Geralmente – SIM – desde que as temperaturas sejam amenas e a humidade garantida.
A “germânica“ prefere ambientes interiores e pericialmente com acesso fácil a comida.
A “americana“ mantêm–se no exterior e nos esgotos que tenham atividade suficiente para lhes proporcionar comida (restaurantes, hospitais, supermercados e hotéis).
MOSQUITOS
Contrariamente à sabedoria popular, estes insetos “picadores” hibernam durante os meses frios, em áreas protegidas e esconderijos apropriados. Logo que as temperaturas sobem, as fêmeas apressam–se a iniciar a procura de sangue de forma a alimentarem os ovos, que depositam presencialmente nas águas estagnadas.
TÉRMITAS (formiga branca)
Aninham-se em madeiras secas durante o Inverno e não cessam na totalidade a sua ação destruidora.
Logo que as temperaturas se elevam, as fêmeas emergem e iniciam o acasalamento, no entanto, em climas como o nosso, esta atividade não cessa durante todo o ano, embora no exterior seja em muito diminuída.
Em caso de infestação a Extermínio Higiene e Controle Lda. pode garantir-lhe um serviço pontual ou permanente capaz de assegurar melhor a higiene na sua propriedade.
Não hesite em chamar-nos! Efetuamos uma verificação gratuita e personalizada em seu lar ou negócio.
Extermínio, em prol da saúde pública!