Picadas de mosquito: como prevenir e tratar de forma eficaz?
Aprenda a evitar as picadas desagradáveis neste verão.
Porque picam os mosquitos?
Os mosquitos necessitam da proteína existente no sangue humano, pois são essenciais para nutrir os ovos em desenvolvimento. Deste modo, sabe-se que apenas os mosquitos fêmeas picam. Para localizar a vítima, estes insetos utilizam-se de vários sentidos diferentes, incluindo o dióxido de carbono que exalamos, calor corporal emitido e odor corporal. Esse fatores, inclusive, possibilitam que algumas pessoas sejam mais suscetíveis aos ataques de mosquitos do que outras.
Porque as picadas de mosquito originam prurido ou comichão?
Quando um mosquito pica, ele perfura a pele com suas peças bucais para recolher sangue. Durante esse processo, injeta saliva que contém um anticoagulante e proteínas. O anticoagulante impede a coagulação do sangue ao redor do aparelho bucal do mosquito, evitando obstruções. As proteínas liberadas ativam o sistema imunológico, que libera histamina. A histamina aumenta o fluxo sanguíneo e permite que glóbulos brancos acessem a área afetada, causando inflamação e inchaço. Além disso, a histamina envia sinais para os nervos ao redor da picada, provocando comichão.
Enquanto algumas pessoas podem reconhecer essa comichão, outras nem se apercebem que foram picadas, dado alguns indivíduos não terem reação alérgica às picadas.
Os indivíduos constantemente expostos aos mesmos tipos de mosquitos podem desenvolver uma certa resistência à proteína, levando a respostas do sistema imunológico reduzidas e menos comichão, contudo as pessoas que viajam para locais com diferentes espécies de mosquitos provavelmente vão ter reações proveniente do sistema imune.
Coçar faz com que as picadas de mosquito originem mais comichão?
Coçar, após uma picada de mosquito, provavelmente tornará a sensação de comichão pior, aumentando a inflamação. Importa ainda referir que coçar uma zona alvo de picada também poderá aumentar o risco de infeção se a pele for danificada.
Prevenção de picadas de mosquito
Para manter-se sem picadas e comichão, certifique-se de eliminar todas as áreas de água estagnada ao redor da sua edificação, como por exemplo nos pratos e vasos de flores, mantenha os contentores de resíduos devidamente fechados, removendo água acumulada nos pavimentos, limpe regularmente as caleiras, pois esses locais são os criadouros preferenciais de mosquitos.
As fêmeas depositam os seus ovos dentro de objetos que podem conter até 2,5 cm de água, o que significa que algo tão pequeno como uma tampa de garrafa pode conter água suficiente para que as larvas se desenvolvam!
Os proprietários também devem selar adequadamente todas as janelas e portas, reparando até ao menor orifício. Além do referido anteriormente, constata-se que muitas espécies de mosquitos são mais ativas durante o anoitecer e o amanhecer, logo, mantenha as portas e janelas fechadas durante esses períodos.
Quando estiver ao ar livre, em lugares com alta probabilidade de mosquitos, opte por usar calças e mangas compridas, e certifique-se de aplicar um repelente de insetos que contenha ingredientes autorizados pela Direção Geral de Saúde.
Embora possa parecer simples, existe uma maneira certa de aplicar repelente de insetos, certifique-se de:
– Ler atenciosamente as instruções antes de aplicar e segui-las cuidadosamente;
– Aplicar uniformemente sobre a pele exposta e sobre a roupa;
– Manter os pés e os tornozelos cobertos;
– Repetir a aplicação quando necessário e de acordo com o rótulo.
Recomendamos a utilização dos seguintes repelentes não dérmicos no seu local de trabalho ou na sua habitação:
– Repelin Gel (repelente) é baseado numa combinação de 5 essências naturais ativas, com propriedades repelentes para insetos voadores (moscas e mosquitos).
O repelente comercializado pela Extermínio não contém substâncias ativas provenientes de inseticidas, deste modo, a ausência de inseticidas permitirá criar um ambiente perfumado, agradável, saudável e inofensivo.
– Mais informações sobre o uso do nosso Repelin Gel (repelente)
– Detém elevada eficácia em espaços exteriores como interiores;
– Devido à sua fórmula, as essências naturais no produto difundem-se por evaporação controlada, de uma forma uniforme e constante, alcançando a duração de 4 a 6 semanas, em função da temperatura ambiental e da graduação da abertura utilizada na tampa do frasco;
– Deverá ser colocado ao nível do solo e perto das áreas mais quentes e húmidas, tais como torres de computadores;
– A abertura da embalagem deverá ser regulada de acordo com a área do local, devendo haver sempre um ponto de entrada e saída de mosquitos, ou seja, uma janela aberta, para repelir os mosquitos.
Como a Extermínio – Higiene e Controle, poderá auxiliá-lo?
Somos especialistas no controlo do Aedes aegypti, assim desenvolvemos programas de controlo desta espécie, em acordo com as mais recentes metodologias existentes no mercado.
A nossa avaliação para o impacto deste inseto, compreende uma análise integrada em que a aplicação de químicos é sempre o último recurso. Ajudamos a implementar medidas de controlo e prevenção desta praga na sua casa e outras edificações, logo, a nossa ação passa por desenvolver ações preventivas e, sempre que necessário, recorremos a metodologias adequadas para o controlo integrado desta praga, com o mínimo impacto em termos de saúde pública e meio ambiente.
Contacte-nos para saber mais sobre os nossos produtos e tratamentos preventivos.
Em prol da saúde pública desde 1990!