Fatores que Contribuem para o Aumento de Pragas Urbanas no Verão
No verão há um aumento significativo na atividade de pragas urbanas, por várias razões, todas elas relacionadas a fatores ambientais e comportamentais que favorecem a sobrevivência e a reprodução desses organismos.
Aqui estão os principais motivos:
1. Temperaturas Elevadas
O calor acelera o metabolismo de muitos insetos e outros tipos de pragas, como roedores. Isso faz com que se tornem mais ativos na busca por comida e por locais para se reproduzir. O aumento da atividade metabólica também pode acelerar os ciclos de vida desses organismos, levando a um crescimento populacional mais rápido.
2. Disponibilidade de Alimentos
Durante o verão há maior disponibilidade de alimentos, tanto dentro quanto fora de casa, o que favorece a proliferação de pragas. Frutas e outros alimentos tendem a se deteriorar mais rapidamente com o calor, atraindo insetos como moscas e baratas. Além disso, a frequência de atividades ao ar livre, como piqueniques e churrascos, pode levar ao aumento de resíduos alimentares, atraindo pragas.
3. Humidade e Água Disponível
O verão, especialmente em regiões com alta humidade ou chuvas frequentes, proporciona condições ideais para a reprodução de muitas pragas, como mosquitos e baratas, que precisam de água para completar os seus ciclos de vida.
A água parada em recipientes, poças e outros locais pode se tornar um criadouro para mosquitos, por exemplo.
4. Ciclos Reprodutivos
Muitas pragas têm ciclos de vida que são influenciados por fatores sazonais. O verão, com suas condições favoráveis de temperatura e humidade, é a época do ano em que muitos desses organismos entram em seu período de reprodução máxima, aumentando as populações de pragas.
5. Atividades Humanas
As pessoas no verão tendem a passar mais tempo ao ar livre e a deixar portas e janelas abertas para ventilar suas casas, o que pode facilitar a entrada de pragas.
O aumento de viagens e turismo também pode contribuir para a disseminação de pragas de uma área para outra. Esses fatores combinados fazem do verão uma época particularmente ativa para as pragas urbanas, exigindo medidas de controle e prevenção mais rigorosas para mitigar os impactos dessas infestações.
A Extermínio – Higiene Controle Lda é especialista na área de controlo de pragas urbanas e agrícolas, incidindo especificamente no controlo preventivo e corretivo das pragas que afetam o nosso quotidiano.
No contexto de contribuir para minimizar o nosso impacto face a alterações climáticas, introduzimos métodos que requerem menor quantidade de biocidas (redução de 50%), métodos com ausência total de químicos, seja por introdução de dispositivos de captura, mas também com o controlo por temperatura a frio (77 graus negativos) e a quente (180 graus positivos), entre outros que interagem com a componente digital.
Dispomos de uma equipa com experiência e competência, munida com as mais recentes tecnologias de análise prévia, monitorização e aplicação da solução ideal para cada caso.
Contacte-nos e solicite uma verificação controlo de pragas.